Obra premiada no 7 Salão de Arte SESC-AP. Prêmio Incentivo: desenho. |
Você é o que consome? Ronne Dias. Nanquim s/ pratos de isopor. 2008. |
Este trabalho é apresentado em uma série de desenhos sobre bandejas de isopor, o qual recebe o título de: Você é o que consome? A minha proposta artística é de construir relações com o consumismo “comestível” e o estado de qualidade de vida de nossa sociedade contemporânea urbana.
Faço uma abordagem do cotidiano, da falta de tempo de preparar a comida ou até mesmo de refletir sobre o que se consome. Permito um jogo de significados com recortes e colagem de informações que as embalagens trazem sobre os seus produtos aos usuários. O alimento aqui tem conexões com os modos ou práticas culturais e tomadas de consciência de saúde pessoal e mesmo ambiental, mas os desdobramentos se ampliam para questões educativas, políticas e econômicas. Quem não compra nos supermercados? Ou está isento desses produtos industrializados? Como se metaboliza esse processo? Quais são os filtros?
Uso como suporte as próprias embalagens desses fast food, isto é, já usadas, literalmente, por mim mesmo; por isso o nanquim tem dificuldade de aderência causando um efeito de manchas por causa das gorduras impregnadas. As imagens em nanquim são silhuetas discretas do que menos associamos ao alimento (pelo menos no contexto urbano ocidental). Essas metáforas visuais de bichos correspondem ao que é vencido, estragado, não recomendado ao consumo humano, por isso, são provocativas à reflexão e, sobretudo à sensação do que nos alimenta pode ser também nocivo; ou seja, o cotidiano pode – se não nos percebermos – nos engolir?