domingo, 13 de março de 2011

Desenho do tipo Etnográfico


Obras premiadas no 16 Salão de Arte de Anápolis-GO/2010. Contempladas com prêmio aquisição na categoria desenho.
Andréia. Técnica mista. Ronne Dias, 2009.

Aldo. Técnica mista. Ronne Dias, 2009.
Pedro. Técnica mista. Ronne Dias, 2009.
Estes trabalhos são parte de uma série de desenhos sob o título de Rastros Identitários, que venho desenvolvendo desde 2009. É uma produção de retratos em técnica mista (nanquim, grafite, conté, carvão e caneta esferográfica) sobre papel cartão fosco ou papelão.  Esta proposta artística discute questões da vida cotidiana de pessoas simples, que atuam no trabalho informal e transportam toda uma carga de contribuições sociais, econômicas e culturais para a sociedade.
A intenção aqui também é de deslocar olhares e falas, considerar a complexidade e riqueza das posições dessas pessoas, suas histórias de vida através de alguns fragmentos particulares narrados por elas mesmas.  Faço uma abordagem do cotidiano, perspectivas de vida, pensamentos e visões de mundo de pessoas reais que também escrevem a história, em que hoje vivemos, porém, como autores anônimos.
Os procedimentos metodológicos consistem em entrevistas a partir de um roteiro previamente traçado sobre conceitos de trabalho, lazer, descanso, arte, política, felicidade, etc. São costureiras, borracheiros, vigilantes, cabeleireiros, diaristas, cozinheiras, dentre outros, que trocam experiências ao falar, muitas das vezes serve como um momento de desabafo. Alguns chegam até a lagrimar ao partilhar de usas labutas diárias.
Procuro descentralizar a autoria do artista para dialogar com as falas de outros sujeitos. Por isso, resolvi retratar as pessoas com suas próprias falas, desenhando com palavras, faço uma construção hipertextual: do verbo à imagem e da imagem ao verbo. As formas, linhas e volumes da face são tecidos com frases que expressam suas identidades, características, não em sua totalidade, mas como sinais, pegadas, rastros...
Entendo aqui como dar oportunidade a essas outras vozes, menos privilegiadas, aos debates hegemônicos e acadêmicos. Que as mesmas também são sujeitos em seus espaços e tempos.

Obra premiada no 8 Salão de Arte do SESC-AP/2010. Prêmio Incentivo. Categoria desenho.
Estudo de figura (in)humana. Técnica mista s/ papelão. Ronne Dias, 2010.
Detalhe da obra
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário